sexta-feira, 3 de junho de 2011

Por que não consigo me organizar?



A princípio a resposta é simples, é porque temos coisas muita coisa e pouco espaço! Na verdade, todos os livros de organização começam tocando neste ponto "livre-se das coisas que você não usa", parece fácil não é? Este assunto é delicado!
Esta semana eu estava lendo uns blogs, e achei alguém que comentou em seu blog o seguinte ( eu adoraria ter o link para que vocês lessem também) " Assistindo o programa Acumuladores, no Discovery Home and Health, sinto raiva, as vezes pena, e me identifico com eles", eu achei isso bárbaro, a dona do Blog comentou algo que compartilho parcialmente, eu, particularmente não sinto raiva, mas sinto pena de ver como as pessoas jogam a vida fora, começam perdendo seu proprio espaço em casa, para dar lugar à bugingangas, começam perdendo um comodo em casa , depois a casa inteira, e quando chega neste estágio a familia já foi embora, e a pessoa vive cercada de objetos, e chegam ao absurdo de não terem mais cama para dormir, ou banheiro!
Muitos de nós temos tendencias acumuladoras, quando nos damos conta estamo9s guardando objetos , mas temos pena de jogar fora, porque na verdade são inuteis.Guardamos coisas que precisamos encarar e ter coragem de assumir, que estamos postergando a data de jogar fora,ou doar, mas sabemos que não servirá pra nada aquele objeto guardado.
Eu mesma, tenho que policiar, pois me prendo muito no quesito " vou guardar isso porque pode ser util", e nunca é! E perco espaço em um armário, e vários pequenos pontos pela casa, confesso que depois sinto pena de jogar fora, mas tem dia que acordo bem consciente de que preciso de espaço em casa. Hoje sou assim, mas teve uma época que eu tinha muito espaço em casa, e guardava tudo que eu quisesse, e um dia minha mãe disse " você tem mais coisas que eu ", o fato é que minha mãe tem coisas demais, aí pensei, se eu continuar assim, o dia que eu tiver a idade dela, precisarei de uma casa de mil metros quadrados! E já fazem quase 6 anos que comecei a me livrar das coisas, e vivo me policiando!
Hoje minha casa tem pouca coisa,evito ficar comprando coisas, e quando compro busco me livrar de alguma outra, e tem dado certo! Hoje minha casa fica mais organizada, o que bagunça é dentro do normal, organizo rapidinho!
Mas tenho que me policiar sempre!
Acreditem, a casa com pouca coisa é uma delicia, é maravilhosa! Fica limpa facilmente!
Aquilo que você está guardando, acumulando pode ser muito útil a quem não tem nada, ou a algum bazar beneficente,e aquilo que só "trava" a tua vida, pode se reverter em agasalhos, alimentos, remédio para aqueles que não tem nada.
Guardar coisas não tem a capacidade de parar o tempo, ou trazer pessoas e sentimentos de volta, não fique prendendo o passado dentro de gavetas, comodos, ou seja lá o que for, a vida para, a energia não flui. A vida passa rápido, por isso não viva para as coisas.
Assistindo acumuladores, vejo que aquelas pessoas não se conscientizam que quando formos para o outro lado, tudo fica, só deixando trabalho para aqueles que amamos ( que vai ser doar ou jogar fora).
Só usamos 30% de tudo que temos, sabia?
Portanto,encare tudo que você tem, e tenha coragem de dizer " vou me libertar de você" !

Então busque ver se não é o excesso de coisas que está atrapalhando você a se organizar!

3 comentários:

  1. Gostei de ver as fotos que acompanham a postagem e vi ser uma boa reflexão sobre utilização de espaço e valeu a lembraça!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Barbara,
    Adorei o post...que maravilha!Assino em baixo. Quando começo um trabalho aviso logo para a cliente_"vamos exercitar o desapego, heim??? E depois de muitas andanças em casas e casas consigo perceber como as pessoas guardam tralhas. O legal de tudo isso é que elas estão sempre dispostas à mudanças!!E o resultado, depois de uma organização é incrível. Sorriso nos lábios e um abraço de agradecimentos!!Beijocas e valeu pelo post

    ResponderExcluir
  3. Otimos comentários.
    Percebo estas coisas. Mas fator tempo tb atrapalha. De qualquer forma vou buscar este tempo e priorizar as minhas libertações.
    Obrigada!

    ResponderExcluir