terça-feira, 14 de junho de 2011

Reforma de um apartamento de 2 dormitórios


O INICIO
Reforma é uma novela, não é? Uma novela mesmo, é uma coisa longa cheia de surpresas e decepções!
Já comentei aqui no Blog que tem uma coisa que me deixa desmotivada é uma planta padrão, assim, aquela "todo mundo tem", e até por isso aprecio os imóveis antigos, já falei isso!
Então, quando entrei neste apartamento com plantão padrão pensei " nãaaaao, mais uma planta padrão", também, não se pode esperar muito de um dormitório de dois quartos construido nesta década ( e a passada também), é assim " um corredorzinho "cotoco" que chamam de hall de entrada, logo tem a cozinha, a sala, outro "cotoquinho de corredor" que liga dois dormitórios e um banheiro.



Olhando da entrada do apartamento...o apartamento inteiro!


Olhando dedentrodo quarto de casal ( suite) para a entrada do apartamento


A sala
A cozinha, lá na segunda foto você vê a porta de entrada da cozinha.
Banheiro Social




Quando entrei a primeira vez neste apartamento, andei nele todo e pensei, o que mudar? Quais parede quabrar? Ahhhh quebrar paredes é maravilhoso! Meu Deus, adoro essa incumbência, escolher paredes que vão ao chão!
No caminho de volta para minha casa a cabeça começou a pipocar, idéias começaram a brotar, este tipo de coisa sempre me dá insônia, neste caso, uma deliciosa insônia. Acordo no meio da noite, começo a pensar,tem dia que me irrito quando começo a ter idéias demais de madrugada, e tenho que levantar cedo pra trabalhar, mas tá... eu pego papel de lápis e começo " se derrubar aqui vai ficar bom, mas se derrubar alí fica ótimo, se derrubar aqui e alí fica melhor ainda."
Mas o apartamento em questão é Brasília,e eu estou aqui em SP, para mandar brasa nesta reforma contei com o apoio da minha amiga e arquiteta Soraya Veiga, que superviosonou tudo, e pobre amiga, como enchi a paciência dela com 10 mil telefonemas diários e e-mails toda hora mudando de idéia ( sim,sim, sou assim com tudo), a Soraya é uma santa, dotada de toda paciencia e carinho do mundo! Se eu tiver mais mil apartamentos pra reformar em Brasília, é com a amiga Soraya que vou contar! Recomendadíssima !
Continuando , decidi acabar com o quarto do meio,e tornar um ambiente reversível,esta tarefa era até descomplicada porque as paredes eram de drywall, e na cozinha a bancada em L iria deixa o apartamento com uma cara diferente!
Em seguida começo a pensar na decoração , porque se aparecerem necessidades, então muda tudo, enquanto é tempo, nem sempre é tempo, aí tem que sair desfazendo tudo, isso demanda "dindim", tem que pensar tudo antes.
Quer uma dica, quando você for fazer melhorias em sua casa, pense em tudo que você quer por lá dentro e onde as coisas vão ficar, depois pense na reforma...tô cansada de ver pessoas que vão mudam tudo, trocam piso, pintam as paredes, e depois começam "ah, mas isso poderia ser assim, essa porta deveria estar mais pra lá, atrapalha o espaço da mesa aqui."
Pois bem, a reforma vai começar...vocês vão começar a acompanhar essa novelinha!
Vejam mais "fotinhas de como é o apartamento original:



Essa paredinha vai pro brejo.



2 comentários:

  1. Olá!

    Cheguei aqui através da comunidade.
    Vou acompanhar a reforma. :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bárbara
    Estava passeando lá na página da casa claudia e vi seu post. Fiquei curiosa e vim até aqui.
    Pitacos sobre seu apartaemnto:
    Se você tem esse apartamento inteirinho pra chamar de seu, optaria realmente por paredes pro chão.
    Integraria a cozinha pequena com a sala e mudaria os revestimentos dos pisos de todo ap.
    Integraria também um dos quartos para ter espaço; para um pequeno closet, escritório, e se possível com o banheiro (suíte).
    Com um bom planejamento e com a sua arquiteta junto o apartamento vira outro.
    Boa sorte,
    Yvone
    Ah, aqui em casa minha prioridade agora é reformar um jardim de inverno.

    ResponderExcluir