domingo, 15 de julho de 2012

Um quarto em pouco tempo, com pouco dinheiro!

Dessa vez foi um desafio, e confesso que adoro desafios! O Prazo era curtinho, mas o orçamento tão curto quanto o prazo! No domingo recebi uma ligação de uma amiga que mora fora, avisando que viria nos visitar! Ótimo, fiquei feliz, mas onde poderia colocar minha amiga para dormir,tudo bem que um hóspede que ficaria poucos dias entenderia que dormiria no sofá cama, porém tinha um quartinho aqui em casa que apelidei de "sala de jogos", onde se joga tudo, cheio de coisas jogadas, e esse era o momento de acabar com aquela baderna, era o momento do "agora ou nunca", porque aquele quarto estava nestas condições a quase dois anos:


Aquela mesa de canto era algo que não queria mais, e não tinha coragem de dar um fim, aquela comoda era um sachê de mofo gigante,tinha cheiro de mofo e impregnava este cheiro no ambiente e em tudo que era colocado dentro dela, e todas as malas da casa ficavam aí neste quarto também, e este pouco de bagunça que mostrei aqui ,era ainda pior , mas quando resolvi fotografar eu já havia tirado bastante  caixas.
Tenho que contar também que este quarto é bem pequeno tem 2,50m x2,50m! Não dá pra muita coisa.Inclusive em função disso pensei que a cama teria que ser mais estreita, de 78cm, ao invés de 88cm de largura que é mais comum,mas a altura é a mesma de 1,88m.
Devo explicar antes o que imaginei, e o que foi possível, eu queria comprar uma cama, um colchão confortável, e um criado mudo, ou qualquer mesinha para acomodar pequenas coisas.Uma caminha mais ou menos, eu gastaria em torno de 600 reais, o colchão 300 reais, e mais uns 300 no criado mudo , para depois ficar um quarto "do jeito que deu" e não do jeito que eu queria, e aquele "provisório" ficaria eterno! Queria gastar menos , pensei então em improvisar algo. uma cama , que ainda servisse para esconder aquelas malas que antes ficavam jogadas neste mesmo quarto, como fazer isso? Pensei naquele chinelo japonês o Geta:

Uma cama de madeira com uma estrutura simples como esta do Geta, porém com três madeiras embaixo na base, mas tenho que contar pra vcs, o meu amigo marceneiro não quis executar isso pra mim, disse ser maluquice, que não daria certo , e isso pra mim soa como " faça, claro que vai ficar bom!", se ele não quis fazer, eu coloquei ( parcialmente a mão na massa, comprei um colchão de espuma, e tirei as medidas dele, mandei cortar as madeiras , então comprei uma chapa de MDF, e mandei cortar as madeiras com as bases que eu precisava, forneci as medidas, e madeireiras como a Leo, ou a Leroy Merlin, Lane ou M.Rae, fazem isso e entregam em casa, aliás tive apoio e  para meu "projeto" na M.Rae, que me indicaram pelo bom atendimento e preços melhores, e foi isso mesmo, todo material me custou 130 reais, e um pouco a mais dos cortes nas medidas Juro que eu mesma tentei fazer, mas é preciso ter alguma experiência com furadeira, brocas e parafusos, e logo no inicio que senti que eu estava estragando material parei tudo e pedi socorro para meu querido amigo marceneiro,um socorro ele não me negaria não posso falar o nome dele aqui porque ele me proibiu de associar o nome dele a este meu projeto maluco ( kkkk, é sério),porque ele é muito caprichoso, e ele chamou isso de gambiarra!
Vejam o esquema que bolei:



Isso que ficou na verdade muito mais um "maleiro/esconderijo de caixas" que serve (perfeitamente)como cama, porém cumpre muito bem o papel!
Claro que se colocar o colchão aí ele escorregaria, por isso tive que pensar algo para travar, eu pensei em cantoneiras tipo L, mas depois meu amigo colocou bordas de MDF.
Quando vc comprar uma placa de MDF dá pra fazer mais coisas que uma "cama dessa", deu pra fazer um móvel pra guardar mais uma mala, mas não deu para fazer as portas, mas ele ainda serviu de criado mudo.
O resultado final foi este :

A cadeira eu já tinha aqui em casa, e a persiana já estava no quarto.,portanto até onde mostro o gasto (colchão,madeira,mão de obra).foi de 450 reais.Lembrando que consegui pechinchar também no colchão.
Ah, antes de terminar quero mostrar quanta coisa esconde debaixo dessa "cama":



Duas caixas e duas malas couberam aí embaixo,,porque escolhi deixei uma excelente altura de 40cm.
Ainda não tenho roupa de cama pra esta caminha,providenciarei isso muito em breve, mas também me empolguei, quero deixar este quartinho mais aconchegante e apresentável , pintarei a parede que já era verde, mudarei a cor,colocarei enfeites nestas paredes sem graça, e colocarei cortina também, sempre buscando gastar o minimo possível, afinal, digo sempre, é super fácil fazer coisas lindas gastando muito, dificil é fazer coisas legais gastando quase nada!
Assim que estiver 100% prontinho mostro aqui pra vcs!

7 comentários:

  1. kkkkk! Esse seu amigo marceneiro hein!rs
    Adorei, sua ideia: barato, pratico e uma graça! O quartinho ficou fofo, e com mais decor, vai arrasar! Dificil mesmo gastar pouco mas fazer direitinho como queremos! Bjaum e parabens!

    ResponderExcluir
  2. A caminha ta um charme... e se puser uma saia na danada qualquer um vai jurar que é uma cama box - e ainda vai esconder as malas, ficar bem organizado.
    Mas se for para eu me hospedar aí vou querer também um frigobar e serviço de quarto completo (no banheiro bastam a sauna e a banheira de hidromassagem).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é lindona, tô doida pra fazer uma saia pra essa cama!pra esconder melhor essas malas! Agora quando vc vier, uma coisa eu garanto , muuuuuito bate papo!!! beijoquinhas mil pra vc lindona!!! Te amo,maninha!

      Excluir
  3. Sabrina Barcelos Correa17 de julho de 2012 às 21:59

    Tudo lindo como sempre Bárbara. Maravilhosas ideias. Super parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Passei um tempão garimpando na internet um meio de tirar o meu coxão das tábuas da cama sem que ele ficasse direto no chão! A sua dica me deu uma ideia incrível! (Na verdade, é a mesma montagem, só que adaptada!) Adorei seu blog, está nos meus favoritos ^^

    ResponderExcluir
  5. Fascinating and motivating. Saunas are helpful. Will need much more information. Any articles or blog posts?    saunajournal.com

    ResponderExcluir