Se pudesse eu queria ser colecionadora de cadeiras, para isso precisa muito espaço, dinheiro nem tanto, talvez sorte! Antes eu achava que isso fosse uma maluquice minha, mas não é não, esta paixão é compartilhada por outras pessoas há muitos anos, já rendeu livro e exposições!
Minha amiga Lucia, tem uma sorte danada, ela vivia encontrando cadeiras em caçambas, coisas legais, e também as pessoas sabem que ela adora cadeira também doa pra ela, ela vai guardando , algumas coisas ela reforme, outras ela doa, mas assim como eu ela é apaixonada por cadeiras. Foi ela que me conseguiu minhas quatro cadeiras medalhão( oportunidade em um brechó),duas eu já reformei, faltam mais duas,e eu nãosei o que fazer ainda, na verdade3 até imagino cores e tecidos pra ela, mas não tenho lugar em casa!
Se passar um apaixonado por cadeiras assim como eu , aqui pelo blog, dê um "oi" por aqui, assim percebo que a legião de loucos por cadeira é maior do que imagino!
Então , continuando, a medalhão é meu xodó especial , porque me lembra uma parte da infância, uma tia tinha quatro destas em casa.
O modelo desta cadeira surgiu na época de Luiz XV, na França, por isso volta e meia ouve-se falar Medalhão Luiz XV. ela é clássica! Por este motivo este motivo ela foi foco das atenções na exposição de Dior, ganhou lugar de destaque:
Mais tarde Phillppe Stark se inspirou neste clássico modelo para criar a cadeira Louis Ghost, ficou popularmente conhecida somente pelo Ghost, o nome divertido e criativo é devido ao material em que é feita, o policarbonato, a cadeira é transparente, e mesmo sendo transparente chama muita atenção por ser linda!
Para quem tem a intenção de encontrar uma, é facil vê-la na mais simples assim ( e não menos linda).Observem o encosto de palhinha as vezes o assento também, e os pés são menos rebuscados que a Luiz XV orginal:
.
Mas qualquer pessoa pode ter uma cadeira desta nos mais diferentes estilos, vejam estas
( com e sem braços)
Lá na TokStok tem um modelo bem basiquinho desta cadeira, chamada
Royale custa 452 reais no preço loja ( SP), mas é assim olha:
.
Mas eu digo por experiência própria é maravilhoso vc comprar uma antiga e mandar reformar, vc escolhe a cor, o tecido, tudo,m fica uma cadeira só sua, exclusiva, sem chance de fazer feio! Ela é igual calça Jeans, fica sempre bonito e combina com tudo!